segunda-feira, 22 de agosto de 2011

PERGUNTA EMPREENDEDORA - TREINAMENTO EMPRESARIAL

PERGUNTA EMPREENDEDORA
O Rogério Silva, tem uma empresa de eventos e pergunta como preparar os seus funcionários de maneira mais eficiente e eficaz, se queixa que as vezes que proporcionou um curso ou treinamento com poucos dias os seus funcionários esqueceram o que foi dito e começaram a agir como antes do treinamento.  
Rogério, a verdade é que os cursos ou treinamentos não são milagreiros, preparar os seus funcionários e não criar um ambiente propício para que ele pratique o que aprendeu é inutilizar o investimento.  Quantas vezes não vemos empresas e gestores que tratam mal os funcionários, que o ambiente de trabalho é inadequado ou mesmo em que o funcionário não realiza o que foi aprendido porque os donos das empresas não dão o exemplo, porque acham que treinamento é só para os funcionários e ele próprio nunca fez um aperfeiçoamento.
É bem verdade que as empresas de treinamentos empresariais, muitas vezes, apresentam cursos que são ineficazes, em que os seus conteúdos programáticos não representam a realidade da empresa e da região e os exemplos dados nos cursos são de outras regiões do país e até internacionais, quer dizer não trazem a prática do dia a dia local.
Então Rogério, quando for contratar uma empresa de treinamentos siga os seguintes passos:
1-    Certifique-se que a sua empresa tem ambiente favorável a pratica do que será ensinado;
2-    Participe também dos treinamentos sugeridos;
3-    Só treine os funcionários depois de ver detalhadamente a proposta da empresa de treinamento;
4-    Veja se a mesma tem sistemas de avaliação e acompanhamento de resultados do treinamento proposto;
5-    Se os cases ou exemplos dados serão dirigidos a sua empresa, região ou situação vivida no momento;
6-    Contrate empresas que apresentem uma proposta de avaliação do antes e depois do treinamento e depois de verificar o resultado apresentem uma proposta mais ampla de continuidade do trabalho iniciado, pois é necessário haver continuidade, senão corre-se o risco do treinamento cair no esquecimento depois de um curto período de tempo.
Rogério o ato de treinar é contínuo, pense nisso!!! Espero ter respondido a sua questão. Abraço e até a próxima pergunta empreendedora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário