terça-feira, 28 de junho de 2011

MARKETING PARA MICRO E PEQUENOS



            Todas as vezes em que dou palestra sobre o marketing e os participantes me perguntam se o marketing pode ser aplicado a micro e pequenas empresas, explico que as ferramentas de marketing se ajustam a micro, pequenas, médias, grandes, organizações não governamentais, governamentais e pessoas.
            O problema é que os empresários, que não conhecem o marketing, o confunde com a propaganda e dessa forma acha que o faturamento não lhes dá condições de investir no ¨marketing¨, achando que se trata de divulgação em meios de comunicação de massa. Como já expliquei em outros artigos o marketing é uma ferramenta dinâmica que planeja, desenvolve produtos, elabora os preços, distribui e promove, visando a satisfação das necessidades de clientes e consumidores alvo, a propaganda faz parte do mix promocional, que está dentro do mix de marketing. A administração de marketing trabalha organizando as empresas para a satisfação do consumidor, nisso também envolve o mix de comunicação ou promocional, que nem sempre significa propaganda.
            A interdepartamentalidade – a interação entre os departamentos - pretendida pelo marketing para permear toda a empresa, facilita as relações desses departamentos com o consumidor ou clientes em geral, portanto esse detalhe já demonstra que o marketing é democrático, quer dizer, foi idealizado para que todas as organizações, departamentos e pessoas o utilizem. Para cada empresa existe um trabalho diferenciado, as empresas de micro e pequeno porte que pretendem crescer ou se manter no mercado atual, devem utilizar as ferramentas de marketing para conquistar e manter os clientes, para tal aí vão algumas dicas:

  1. Fabrique ou venda produtos de qualidade;
  2. Preste um bom serviço, isso é fundamental;
  3. Procure bons fornecedores;
  4. Planeje todas as ações de distribuição, desenvolvimento de produtos, criação de preço e divulgação do nome;
  5. Guarde e utilize os nomes de seus clientes para fazer um relacionamento duradouro com os mesmos;
  6. Os preços tem que ser compatíveis com o público alvo que você vai atingir;
  7. Treine todos os seus funcionários para vender, se relacionar, atender e se auto motivar;
  8. Aprenda a ser um bom líder, crie uma empatia com os seus funcionários, procure satisfaze-lo que eles satisfarão os seus clientes como conseqüência do tratamento que recebem;
  9. Mantenha o seu negócio antenado com as tendências nacionais e internacionais;
  10. Tente sempre ganhar a fidelidade dos seus clientes contatando-os sempre;
  11. Faça todos os anos um orçamento das possíveis ações promocionais de sua empresa. Previsibilidade é o nome do jogo.
      Assim o marketing estará na sua empresa, não importa o tamanho.

Por Wagner Andrade

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