segunda-feira, 13 de maio de 2013

PERGUNTA EMPREENDEDORA DA SEMANA



PERGUNTA EMPREENDEDORA

Essa semana recebi um e-mail de Carlos André, que é aluno de um curso de graduação em administração e também tem um fabrico de jeans na região. Disse que assistiu as aulas de OSM – Organização Sistemas e Métodos, na faculdade, mas não conseguiu entender o que quer dizer FLUXOGRAMA e como ele se aplica em sua pequena empresa.
Primeiro vamos entender o conceito de Fluxograma
Fluxograma é um tipo de diagrama, e pode ser entendido como uma representação esquemática de um processo, muitas vezes feito através de gráficos que ilustram de forma descomplicada a transição de informações entre os elementos que o compõem. Podemos entendê-lo, na prática, como a documentação dos passos necessários para a execução de um processo qualquer. É uma das Sete ferramentas da qualidade. Muito utilizada em fábricas e industrias para a organização de produtos e processos.
Olha Carlos em qualquer empresa é fundamental estudar o processo para otimizá-lo, quer dizer torná-lo mais simplificado e eficiente possivel, e na sua não é diferente, para exemplificar melhor, as vezes não temos um passo a passo formalizado, um esquema de como as coisas dentro da fábrica funcionam. Você sabe por experiência que cada peça de jeans é fabricada seguindo uma lógica, mas não sabe se está sendo feita da forma mais eficaz. O fluxograma em seu fabrico é de fundamental importância e pode minimizar custos, servir de esquema para as pessoas que entram e principalmente vai trazer qualidade na organização da sua produção.
Carlos, espero ter respondido a sua pergunta.
Para saber mais sobre esse e outros assuntos em empreendedorismo e administração, entre em contato conosco no empreendedor@wandrade.com.br  e acesse: www.wandrade.com.br, nesse site existem links para revistas eletrônicas, artigos, fotos, slides, apostilas, vídeos e na página principal no rodapé direito você verá um link para os 50 principais conceitos em administração.
Acesse também o nosso blog do empreendedor: http://programaempreendedordesucesso.blogspot.com/ , que esta e outras explicações estarão publicadas a cada semana

Nenhum comentário:

Postar um comentário