sexta-feira, 25 de março de 2011

COMO ANDA A SUA EMPRESA

COMO ANDA A SUA EMPRESA?

            Interessante é que poucos empresários sabem responder esta questão, geralmente dizem que o controle, organização e planejamento não existem em suas empresas. Faço consultoria empresarial há mais de 15 anos e todas as vezes que fui chamado para intervir, como consultor, fui surpreendido com condições verdadeiramente carentes.
            Há um tempo atrás um empresário me chamou e disse: “Quero saber a razão da minha empresa está passando por esta situação, há uns vinte anos eu tinha um equilíbrio financeiro invejável, podia pagar todas as contas, o movimento de clientes era intenso, além de ser um dos empresários mais bem sucedidos da região. Hoje vivo dependendo de banco para sobreviver, pedindo empréstimos, atrasando boletos e sem vontade de empreender, acho que toda essa situação foi gerada por essa política econômica do governo que não nos deixa crescer, combinada com a concorrência desleal. Gostaria de saber se você pode me ajudar a resolver este problema”.
A primeira coisa que um consultor deve fazer, nesses momentos, é visitar a empresa e a grosso modo ver o que está acontecendo, precisa mesmo simular uma visita como cliente, e foi o que eu fiz. Ao chegar, na dita cuja, vi um quadro tenebroso, loja suja, prateleiras desarrumadas, produtos empoeirados e os atendentes com roupas amassadas, rapazes mal barbeados e moças despenteadas, sem nenhum entusiasmo. Entrei e esperei 3 minutos até que alguém se dignasse a me atender, a pessoa que me atendeu foi, no mínimo, displicente e relaxada, parecia estar me fazendo um favor, pedi um produto e perguntei de sua durabilidade e o vendedor disse, apenas, que durava muito, como se isso fosse um atestado de qualidade. Encerrado o meu estágio de cliente  fui  me encontrar com o empresário que, ao demonstrar a sua gestão, me apresentou um caderno onde visualizava-se toda a sua “organização”: Controle de caixa, entrada e saída de mercadorias, estoque, etc. Perguntei sobre planejamento, ele me falou que isso não existia, se ele trabalhava com alguma divulgação, aí ele todo orgulhoso me mostrou um CD com uma gravação de um jingle e mais um texto que era veiculado em um carro de som. Para piorar ele me informou que o investimento que fez nos últimos tempos foi em um carro de R$90.000,00 e numa casa na praia que custou R$ 100.000,00.
Esta descrição acima demonstra a falta de percepção de alguns empresários para perceber o que é uma empresa. O que posso sugerir é:
·         Empreender é se dedicar, não se pode achar que o sucesso do passado permanecerá no presente e nem tão pouco no futuro, mude sempre, procure novas formas de agir e administrar. O mundo empresarial é dinâmico;
·         Procure diagnosticar os erros que está cometendo, não seja turrão e orgulhoso, peça ajuda externa quando não puder resolver sozinho;
·         Não culpe ninguém pelo seu fracasso, procure primeiro os erros dentro de sua gestão e lembre-se: quem vive culpando os outros esquece de analisar a si próprio;
·         Treinamento de pessoal não é custo é investimento, prepare os seus funcionários sempre, não os deixe desmotivados. A imagem de sua empresa depende deles;
·         Comunicação é coisa séria, investir pouco e mal é a receita para o fracasso, procure ser mais arrojado, respeitando o seu poder de investimento;
·         O mundo mudou, mude também. Existem métodos de controle mais modernos do que o simples caderninho de notas, faça um investimento pequeno em um computador e em programas que lhe ajudem a gerir o seu negócio;
·         E finalmente, lembre-se, carro não é investimento, faz parte do seu passivo, a partir do momento que você tira ele da concessionária ele vai se desvalorizar, além do gasto diário com a manutenção, combustível, seguro, etc. Casa na praia é passivo também, você gasta com caseiro, água, luz e segurança o ano todo e só aproveita uma vez por ano.
Os investimentos certos, o controle e o planejamento são o sucesso da sua empresa.  Lembre sempre disso.

Wagner Andrade
Consultor Organizacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário