segunda-feira, 1 de agosto de 2011

MARKETING DE CIDADES – ACORDA CARUARU


            Há um tempo atrás assisti uma palestra sobre o Marketing de Cidades e tracei um paralelo dos conceitos apresentados com a cidade de Caruaru e percebi que nunca utilizamos esse recurso, entendamos porque:

1º Caruaru nunca foi preparada como um Produto, para ser apresentada a investidores, turistas,  etc. Porque não temos boa infra-estrutura para receber as pessoas, hotéis suficientes e com luxo , centro de convenções, os cinemas só chegaram agora, depois de 3 anos sem eles e já tivemos 3 em funcionamento simultâneo na década de 70, teatros, atrações que retratem a cultura semanalmente, etc.
2º Caruaru nunca soube se valorizar adequadamente ou nunca planejou para si um Preço. A maioria das coisas daqui tem que ser barata, popular, contrabandeada, informal, etc. A cultura é desvalorizadora. 
3º Caruaru tem definitivamente um local, quer dizer, um Ponto privilegiado, pois é   o centro que converge várias cidades e passagem  para vários estados do nordeste, mas não sabe explorar o que a geografia lhe deu. Ganhamos a BR 232 mas quem mais tira proveito dela são as cidades de Gravatá, Santa Cruz, Toritama e até Garanhuns.
4º Por fim Caruaru tem uma péssima Promoção, as pessoas que aqui vêm só querem usufruir de preço baixo dos produtos vendidos na feira dos importados, do São João que já existe há um século  e que está se descaracterizando com as Drilhas e as bandas, ditas de forró estilizados,  destruiu o seu carnaval, um dos melhores do interior, no passado – Deixaram de incentivar até o nosso bloco mais saudoso o ¨Acorda Caruaru¨ que saia no sábado anterior ao de Zé Pereira para relembrar as velhas épocas. Não sabe se valorizar, não divulga a sua cultura adequadamente para o Brasil, não demonstra sua capacidade de atrair eventos, não cria um festival de inverno, por exemplo, como o de Garanhuns, Gravatá, Taquaritinga e Triunfo( aqui também tem friozinho a noite), desmontou a MICARU. Nos últimos 45 anos quem divulgou Caruaru da forma mais pura foi o compositor  Onildo Almeida com a música A Feira de Caruaru.
            Tudo isso porque Caruaru não quer criar nada, não aperfeiçoa os seus produtos, o trânsito é um caos, as ruas são mal pavimentadas e sujas, a segurança é inexistente, as pessoas não são treinadas para receber os turistas e todos esses problemas mercadológicos desencanta a quem vem aqui.
                        Atenção Caruaru o seu marketing pode ser melhor.


Por Wagner Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário