segunda-feira, 29 de agosto de 2011

MARKETING DE INCENTIVO


O Segredo de Uma Equipe Vencedora


            Conceitualmente o Marketing de Incentivo é uma ferramenta que se destina basicamente a motivar e valorizar as equipes internas.
As equipes internas das organizações precisam ser constantemente motivadas, este é um fato. O problema é: será que sabemos motivar e premiar os nossos colaboradores? O que ocorre é que no afã de faturar mais, os dirigentes em geral costumam não planejar o incentivo e para incrementar as vendas ou a produção oferecem prêmios que não chamam a atenção, estipulam metas que não são alcançáveis e não sabem definir o que, aonde e quando vão lançar a campanha.  
Mas alguns não sabem, também, quais são os objetivos do Marketing de Incentivo, assim descrevo-lhes alguns:
n        Incrementar as Vendas
n        Aumentar a participação de Mercado
n        Fortalecer a Imagem da empresa
n        Lançar novos Produtos e Serviços
n        Liberar Estoques
n        Premiar o Pessoal de Revenda
n        Aumentar a Produtividade

Para conseguir esses objetivos é necessário tomar algumas providências antecedentes:

1-      O levantamento do briefing , que dizer, fazer um resumo da situação atual
2-      Pesquisar e definir o tema da campanha
3-      Desenvolver textos e lay outs
4-      Levantar os custos da campanha
5-      Planejar toda a campanha:
a.       Defina os objetivos e metas
b.      Público alvo
c.       Prazo de duração da mesma
d.      Qual será o sistema de avaliação
e.       Estude uma premiação adequada
f.       Quando e onde será o lançamento
g.      Quando e onde será o encerramento

Como puderam ver o Marketing de Incentivo precisa de alguns cuidados para que seus objetivos de crescimento sejam atingidos.

Por Wagner Andrade







quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Steve Jobs renuncia ao cargo de executivo-chefe da Apple

De licença médica desde janeiro, Steve Jobs, fundador da Apple, anunciou que deixará definitivamente o cargo de CEO depois de 14 anos no comando. Seu destino continuará ligado à empresa como consultor ou possivelmente na presidência do conselho de administração. Em seu lugar, Tim Cook, que já exercia o posto interinamente, será efetivado, consolidando a transição.
A reação no mercado será observada com mais detalhe amanhã já que o anúncio ocorreu depois do fim do pregão. Em negociações pós-fechamento, os papéis havia se desvalorizado em cerca de 7%. Alguns investidores, porém, diziam ontem que uma possível saída de Jobs já estava precificada nas ações ao longo do último ano e Cook seria considerado um sucessor preparado para assumir o comando de forma definitiva.
A decisão do fundador da maior empresa do mundo em valor de mercado foi dada através de uma carta enviada para os integrantes do conselho. 'Sempre soube que se chegasse um dia em que não pudesse mais cumprir minhas obrigações e expectativas como CEO da Apple, vocês seriam os primeiros a saber', afirmou no texto assinado de Cupertino (Califórnia), sede da empresa.
Em seguida, Jobs indicou que poderia assumir um novo papel. 'Eu renuncio ao cargo de CEO da Apple e gostaria de servir, caso o conselho ache necessário, como presidente do Conselho, diretor e empregado da Apple', afirmou o fundador da empresa que, na avaliação de muitos, é a sua própria cara. Ele acrescentou que recomendava ao conselho que nomeasse Tim Cook como CEO.
Aos 55 anos, Jobs continua realizando tratamento médico e não há informações claras de como está a sua saúde. Neste ano, ele apareceu publicamente em março, para lançar o iPad2, no lançamento do iCloud, em junho, e também esteve presente em um jantar organizado pelo presidente Barack Obama. Nestas ocasiões, o fundador da Apple, sempre vestido com seu jeans e a camiseta de gola alta preta, estava bem mais magro, apesar de apresentar enorme disposição, sem deixar transparecer algum problema.
Em 2004, Jobs foi submetido a uma cirurgia para tratamento de câncer no pâncreas. Cinco anos mais tarde, precisou realizar um transplante de fígado. Os dois procedimentos são complicadíssimos e de elevado risco para a vida do paciente.
A Apple tem 35 anos e foi fundada por Jobs, ainda jovem, junto com Steve Wozniak ,e revolucionou o mercado de tecnologia pela primeira vez com ao introduzir o Macintosh. Porém ele deixaria a empresa nove anos mais tarde para retornar cerca de dez anos depois e se consolidar como um dos maiores inovadores de toda uma geração da área de tecnologia.
O iPod revolucionou a forma de as pessoas ouvirem música. O iPhone transformou-se no mais bem sucedido aparelho celular de toda a história. O iPad é o último produto a transformar a vida dos consumidores, que cada vez mais deixam os PCs de lado e optam por tablets.
Nos Estados Unidos, alguns dos clientes da Apple são praticamente como religiosos, tratando Jobs como guru, e fazem filas gigantescas para comprar um produto quando este é lançado. As lojas viraram pontos turísticos. A filial da Apple na Quinta Avenida é dos lugares mais visitados por turista em Nova York, chegando perto do Empire State Building e da estátua da Liberdade.

Por Gustavo Chacra, de O Estado de S. Paulo, estadao.com.br, Atualizado: 24/8/2011 19:50

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

ADJAR SOARES SERÁ ENTREVISTADO

O Presidente da FCDL - Federação das Câmaras dos Dirigentes Lojistas de Pernambuco, será o entrevistado desse próximo sábado 27 de agosto. A entrevista abordará temas como a importância dos CDL´S de nosso Estado para o desenvolvimento econômico, o papel do CDL e da federação, bem como os planos da FCDL para os próximos 2 anos. NÃO PERCAM A ENTREVISTA!!!!! 

MEIO DIA na Caruaru Fm 104.9 ou http://www.caruarufm.com.br/

terça-feira, 23 de agosto de 2011

ORATÓRIA - A ARTE DE FALAR BEM

Saber falar bem, encantar as pessoas, desenvolver suas idéias ao se apresentar, encantar o público e fazer a platéia vibrar, foi o que fizeram os grandes nomes de nossa história, como Cristo, Luther King, Barak Obama,  Kennedy, entre outros, todos conseguiram o sucesso e não foi por acaso, eles tinham uma boa ORATÓRIA, esse é o segredo dos grandes líderes da humanidade. Pense nisso!!!!
 
     
 
Invista em Você!!! A W andrade Treinamento e Assessoria realizará a 3ª EDIÇÃO DO CURSO DE ORATÓRIA - Você quer perder o medo de falar? Eliminar os brancos e a timidêz? Desenvolver apresentações eficientes e eficazes? Faça o nosso curso de ORATÓRIA - A ARTE DE FALAR BEM, nos dias 01, 02 e 08 e 09 de setembro, as 19:00h. MAIS INFORMAÇÕES: 3721-1849 ou atendimento@wandrade.com.br

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

PERGUNTA EMPREENDEDORA - TREINAMENTO EMPRESARIAL

PERGUNTA EMPREENDEDORA
O Rogério Silva, tem uma empresa de eventos e pergunta como preparar os seus funcionários de maneira mais eficiente e eficaz, se queixa que as vezes que proporcionou um curso ou treinamento com poucos dias os seus funcionários esqueceram o que foi dito e começaram a agir como antes do treinamento.  
Rogério, a verdade é que os cursos ou treinamentos não são milagreiros, preparar os seus funcionários e não criar um ambiente propício para que ele pratique o que aprendeu é inutilizar o investimento.  Quantas vezes não vemos empresas e gestores que tratam mal os funcionários, que o ambiente de trabalho é inadequado ou mesmo em que o funcionário não realiza o que foi aprendido porque os donos das empresas não dão o exemplo, porque acham que treinamento é só para os funcionários e ele próprio nunca fez um aperfeiçoamento.
É bem verdade que as empresas de treinamentos empresariais, muitas vezes, apresentam cursos que são ineficazes, em que os seus conteúdos programáticos não representam a realidade da empresa e da região e os exemplos dados nos cursos são de outras regiões do país e até internacionais, quer dizer não trazem a prática do dia a dia local.
Então Rogério, quando for contratar uma empresa de treinamentos siga os seguintes passos:
1-    Certifique-se que a sua empresa tem ambiente favorável a pratica do que será ensinado;
2-    Participe também dos treinamentos sugeridos;
3-    Só treine os funcionários depois de ver detalhadamente a proposta da empresa de treinamento;
4-    Veja se a mesma tem sistemas de avaliação e acompanhamento de resultados do treinamento proposto;
5-    Se os cases ou exemplos dados serão dirigidos a sua empresa, região ou situação vivida no momento;
6-    Contrate empresas que apresentem uma proposta de avaliação do antes e depois do treinamento e depois de verificar o resultado apresentem uma proposta mais ampla de continuidade do trabalho iniciado, pois é necessário haver continuidade, senão corre-se o risco do treinamento cair no esquecimento depois de um curto período de tempo.
Rogério o ato de treinar é contínuo, pense nisso!!! Espero ter respondido a sua questão. Abraço e até a próxima pergunta empreendedora.

domingo, 21 de agosto de 2011

12ª RODADA DE NEGÓCIOS DA MODA PERNAMBUCANA

Conversei com o João Bezerra e Marcos Silva, presidente e gerente da ACIC, respectivamente, sobre a 12ª Rodada de Negócios da Moda Pernambucana, eles fezeram um balanço sobre os 3 dias e estimaram que o evento teve um incremento de 70% de negócios realizados, se comparado ao ano passado e cerca de 30% em relação a 11ª Rodada que aconteceu em março deste ano. Em faturamento a rodada alcançou 19,5 milhões. Parabéns a ACIC, organizadora do evento, bem como a todas as instituições envolvidas.

João Bezerra-Presidente da ACIC
João Bezerra falando sobre a 12ª RODADA DE NEGÓCIOS

ROSY FRANÇA NOS CONCEDEU UMA ENTREVISTA

A advogada, presidente do NEME - NÚCLEO ESPECIAL DA MULHER EXECUTIVA, nos concedeu uma entrevista falando sobre os projetos e realizações da instituição, fez também uma reflexão profunda sobre o valor da mulher na sociedade e a necessidade de se conscientizarem da importância do seu papel na sociedade quanto mães, mas também quanto empresárias e executivas que são.
Agradecemos a Rosy pela excelente entrevista.

No Stúdio
Depoimento sobre o programa

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

ENTREVISTA COM BARTYRA MOTA

Sábado passado entrevistei a consultora Bartyra Mota, conversamos sobre aperfeiçoamento pessoal e sobre os benefícios que as empresas obtém treinando os seus funcionários, fizemos questão de falar sobre a eficiencia e eficácia que os cursos de curta duração devem ter e que a adaptação desses conteúdos programáticos a realidade de nossa região é fundamental para o sucesso dos mesmos. Quero parabenizar a Bartyra e agradecer a excelente etrevista.
No Studio


Bartyra depóe sobre o programa

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DE CARUARU

Caruaru, nos últimos 15 anos, vem experimentando um crescimento considerado por todos os analistas econômicos como,¨impressionante¨ e o desempenho vem atraindo empreendimentos locais, regionais e nacionais.
Na verdade a cidade sempre teve vocação de liderança regional, há 130 km da capital, Recife, e com localização privilegiada, entre o litoral e o sertão, a cidade se desenvolveu desde 1857, ano de sua elevação à cidade, com pequenos comércios que se proliferaram a partir da visita dos moradores das cidades e vilas dos arredores, que vinham assistir missa e traziam suas mercadorias para vender e também compravam os produtos de que necessitavam, sempre  em frente à Igreja de Nossa Senhora da Conceição.

Parece que o empreendedorismo estava no sangue e a partir da feira, que funcionava na atual Rua 15 de Novembro, Caruaru foi desabrochando. Depois, em 1895, a cidade teve a chegada do primeiro trem, facilitando assim a logística dos produtos e coincidiu com a chegada da luz elétrica. Assim o município começou a ter a sua economia impulsionada, a chegada da atividade industrial foi uma conseqüência. Como exemplo, temos mais tarde, em 1928, por causa do cultivo do algodão, uma unidade da indústria  Boxwell, empresa inglesa que beneficiava o fio e que chegou a empregar 400 operários. A empresa abastecia fábricas de tecido de todo o Brasil, na década de 40, e exportava para a Inglaterra e conseqüentemente para toda a Europa, assim o nome de Caruaru foi lançado para o mundo. Então nesse rítimo de crescimento e durante as décadas posteriores, se instalaram, armazéns, lojas varejistas, curtumes, fábricas de diversas atividades, colégios, faculdades, livrarias, hospitais, rodoviária, aeroporto, autódromo, estações de rádio e tv, jornais, dentre outras atividades. Assim se configurava o crescimento vindouro.

Depois de várias fases difíceis em que o país passou, chegamos aos últimos anos. A economia se estabilizou e com isso a cidade cresce a um rítimo chinês. Várias áreas e ações se destacam como fundamentais nesse crescimento, dentre elas: a construção civil e a conseqüente verticalização, a ação associativista, que muito contribuiu para esse momento especial, em que a ACIC – Associação Comercial e Empresarial de Caruaru teve papel fundamental, a duplicação da BR 232 que facilita o escoamento dos produtos e o trânsito de profissionais de todos os setores, o aumento do abastecimento d´água, antes escassa, o pólo educacional e médico, dois shoppings e tudo isso confirma o bom momento da Capital do Agreste. A cidade é chamada de Capital do Agreste por ser o maior centro metropolitano do agreste pernambucano.

As principais fontes de renda de Caruaru são os serviços, comércio, um dos maiores do interior do Nordeste; a indústria e o turismo, do qual se destaca o famoso São João e o Alto do Moura, grande núcleo de produção artesanal do Estado, considerado pela UNESCO o "maior Centro de Artes Figurativas das Américas", e a Feira de Caruaru, conhecida como a maior feira livre do mundo, que mantém a sensibilidade da arte do nosso povo pelos trabalhos de cerâmica, madeira, tapeçaria, granito, corda, cana brava, palha de catolé, rendas e bordados. Além disso, é possível encontrar lá frutas e legumes frescos, cereais, carnes, ervas, pássaros, flores, ferro-velho e utensílios domésticos, além de variados produtos, especialmente em dia de Sulanca, na terça-feira, quando por lá chegam a circular mais de 40 mil pessoas. Parafraseando o nosso Onildo Almeida, ¨De tudo que há no mundo tem na feira de Caruaru.¨

Em 15 anos  Caruaru cresceu de 231 mil para 314.912 habitantes, sendo a quarta maior do Estado e a 75º do país, com uma população circulante de 1,5 milhão e com um PIB – Produto Interno Bruto de R$ 1.911.875,00 (últimos dados do IBGE) e renda per capta de R$ 5.650,00.   Junto com o aumento populacional e renda, cresceu também a economia e hoje o município é um dos mais importantes pólos de desenvolvimento do Estado de Pernambuco. É considerada, geograficamente, a cidade centro da região Nordeste. Como está situada no agreste setentrional pernambucano, proporciona, assim, distâncias menores e, conseqüentemente, um melhor escoamento da produção e do comércio em condições estratégicas. Cidade pólo exercendo influência em 40 municípios em um mercado estimado em 1,5 milhão de pessoas, crescimento de 8% ao ano no seu PIB é uma das 25 que mais crescem no país.

Se compararmos as antigas matrizes econômicas da cidade com as novas, vemos que de uma cidade voltada ao comércio varejista, com poucas fábricas, constatamos o crescimento de todos os setores e atualmente, Caruaru tem, de acordo com a FIEPE/UPTEC – Recife, aproximadamente 470 indústrias e 10 mil empresas. O município conta com dois distritos industriais em atividade e um terceiro em fase de implantação. No Distrito 1 funcionam 16 indústrias e no Distrito 2 são 81, ambos com um mix variado. Conta com um importante "pólo" de confecções (denominação dada pelo governo do estado), dispondo de inúmeras pequenas e médias empresas ligadas a este setor econômico, em sua maioria artesanais, além de ser uma cidade-distribuição por possuir excelente localização geográfica. A cidade dispõe também de indústrias farmacêuticas, um extenso setor de serviços médicos e seis instituições de ensino superior(ASCES, FAVIP, FAFICA, UFPE, UPE e IFPE). Vê-se assim que a princesinha do agreste é, indiscutivelmente, a bola da vez, economicamente falando, e reúne todas as condições de concorrer com as maiores e melhores cidades brasileiras, tendo para isso, apenas, que reestruturar o seu plano diretor, a fim de manter um crescimento sustentável.
   
Com esse boom houve o fenômeno, que chamo de ¨volta prá casa¨, filhos de Caruaru, que saíram daqui para estudar e que estavam instalados em outras cidades brasileiras e até no exterior, voltaram para aproveitar as oportunidades aqui surgidas e contribuir para o desenvolvimento da região. Que sejam bem vindos esses e outros filhos adotados, porque a cidade é um caldeirão e esse caldeirão promete ferver e aumentar o seu caldo nas próximas décadas.

Por Wagner Andrade

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

MARKETING DE CIDADES – ACORDA CARUARU


            Há um tempo atrás assisti uma palestra sobre o Marketing de Cidades e tracei um paralelo dos conceitos apresentados com a cidade de Caruaru e percebi que nunca utilizamos esse recurso, entendamos porque:

1º Caruaru nunca foi preparada como um Produto, para ser apresentada a investidores, turistas,  etc. Porque não temos boa infra-estrutura para receber as pessoas, hotéis suficientes e com luxo , centro de convenções, os cinemas só chegaram agora, depois de 3 anos sem eles e já tivemos 3 em funcionamento simultâneo na década de 70, teatros, atrações que retratem a cultura semanalmente, etc.
2º Caruaru nunca soube se valorizar adequadamente ou nunca planejou para si um Preço. A maioria das coisas daqui tem que ser barata, popular, contrabandeada, informal, etc. A cultura é desvalorizadora. 
3º Caruaru tem definitivamente um local, quer dizer, um Ponto privilegiado, pois é   o centro que converge várias cidades e passagem  para vários estados do nordeste, mas não sabe explorar o que a geografia lhe deu. Ganhamos a BR 232 mas quem mais tira proveito dela são as cidades de Gravatá, Santa Cruz, Toritama e até Garanhuns.
4º Por fim Caruaru tem uma péssima Promoção, as pessoas que aqui vêm só querem usufruir de preço baixo dos produtos vendidos na feira dos importados, do São João que já existe há um século  e que está se descaracterizando com as Drilhas e as bandas, ditas de forró estilizados,  destruiu o seu carnaval, um dos melhores do interior, no passado – Deixaram de incentivar até o nosso bloco mais saudoso o ¨Acorda Caruaru¨ que saia no sábado anterior ao de Zé Pereira para relembrar as velhas épocas. Não sabe se valorizar, não divulga a sua cultura adequadamente para o Brasil, não demonstra sua capacidade de atrair eventos, não cria um festival de inverno, por exemplo, como o de Garanhuns, Gravatá, Taquaritinga e Triunfo( aqui também tem friozinho a noite), desmontou a MICARU. Nos últimos 45 anos quem divulgou Caruaru da forma mais pura foi o compositor  Onildo Almeida com a música A Feira de Caruaru.
            Tudo isso porque Caruaru não quer criar nada, não aperfeiçoa os seus produtos, o trânsito é um caos, as ruas são mal pavimentadas e sujas, a segurança é inexistente, as pessoas não são treinadas para receber os turistas e todos esses problemas mercadológicos desencanta a quem vem aqui.
                        Atenção Caruaru o seu marketing pode ser melhor.


Por Wagner Andrade

CARLOS CÉSAR DÁ ENTREVISTA SOBRE TRIBUTOS

O empresário e contabilista Carlos César foi o nosso entrevistado nesse último sábado dia 30 de julho. O Carlos nos trouxe as últimas informações sobre os tributos, falamos sobre o SIG-Sistema de Informação Gerencial, como ele está ajudando o governo a evitar a sonegação, a interligação das informações entre município, estado e união, bem como sobre as vantagens do gerenciamento dos impostos pagos pelas empresas. Nós do PROGRAMA EMPREENDEDOR DE SUCESSO, consideramos que a entrevista foi bastante esclarecedora para os empresários que estavam sintonizados na Caruaru FM.  Agradecemos ao Carlos pela entrevista.
Depoimento de Carlos César sobre o programa